Moacyr Scliar morre aos 73 anos

Moacyr Scliar morre aos 73 anos

magal53
0


 Escritor estava internado no Hospital das ClĆ­nicas de Porto Alegre desde o dia 11 de janeiro.

O escritor gaĆŗcho Moacyr Scliar morreu por volta da 1h deste domingo, aos 73 anos, de falĆŖncia mĆŗltipla dos Ć³rgĆ£os. Ele estava internado no Hospital de ClĆ­nicas de Porto Alegre desde o dia 11 de janeiro, quando deu entrada para a retirada de pĆ³lipos (formaƧƵes benignas) no intestino. A cirurgia foi bem sucedida, mas o escritor acabou tendo um Acidente Vascular Cerebral (ACV) e morreu nesta madrugada.

Em comunicado, o Grupo RBS, do qual Scliar era colaborador, informou que o velĆ³rio ocorrerĆ” na Assembleia Legislativa do Estado, no SalĆ£o JĆŗlio de Castilhos, a partir das 14h deste domingo. O sepultamento serĆ” na segunda-feira, em cerimĆ“nia reservada a familiares e amigos.

Moacyr Jaime Scliar nasceu na capital gaĆŗcha no dia 23 de marƧo de 1937. Natural do bairro Bom Fim, que reĆŗne a maioria da comunidade judaica da cidade, ele se consagrou como um dos principais literatos do PaĆ­s, mas nunca esqueceu de suas origens. Em 1972, por exemplo, publicou A guerra no Bom Fim, um romance inspirado na sua formaĆ§Ć£o cultural.

Filho de JosĆ© e Sara Scliar, imigrantes oriundos da BessarĆ”bia (RĆŗssia), foi alfabetizado pela mĆ£e, que era professora primĆ”ria e o incentivou a ler e escrever. Em 1955, passou a cursar a faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde se formou em 1962, ano em que publicou o livro HistĆ³ria de um MĆ©dico em FormaĆ§Ć£o, o primeiro da extensa bibliografia. SĆ£o 74 livros abrangendo o romance, a crĆ“nica, o conto, a literatura infantil e o ensaio. Ele ainda foi colunista de jornais e teve textos adaptados para o cinema, teatro, tevĆŖ e rĆ”dio.

Sua obra foi marcada pela aproximaĆ§Ć£o com o imaginĆ”rio fantĆ”stico e com a investigaĆ§Ć£o da tradiĆ§Ć£o judaico-cristĆ£, tendo como temas dominantes a realidade social da classe mĆ©dia urbana no Brasil, a medicina e o judaĆ­smo. Scliar teve livros publicados em diversos paĆ­ses como Alemanha, Israel, Estados Unidos, RĆŗssia, FranƧas, entre outros. Na carreira mĆ©dica, ele especializou-se em saĆŗde pĆŗblica, fez curso de pĆ³s-graduaĆ§Ć£o em Israel e tornou-se doutor em CiĆŖncias pela Escola Nacional de SaĆŗde PĆŗblica. Moacyr Scliar casou-se em 1965 com Judith Vivien Olivien, com quem teve um filho, Roberto.

Imortal
 Em 31 de julho de 2003, Scliar foi eleito, por 35 dos 36 acadĆŖmicos com direito a voto, para a cadeira de nĀŖ 31 da Academia Brasileira de Letras (ABL), substituindo a Geraldo FranƧa de Lima. O escritor gaĆŗcho tomou posse em 22 de outubro daquele ano, sendo recebido pelo conterrĆ¢neo Carlos Nejar.

No discurso de posse na Academia, Scliar disse que oferecia a nomeaĆ§Ć£o aos pais, "emigrantes que lutaram duramente e que me ensinaram a lutar tambĆ©m, e a acreditar. Como um dia acreditou na literatura aquele gurizinho do bairro do Bom Fim que, de algum lugar do tempo, me olha com seus grandes olhos, um olhar de admiraĆ§Ć£o e de espanto Ć  qual junto, neste momento, a gratidĆ£o de toda a minha vida".

Postar um comentƔrio

0ComentƔrios
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Os comentĆ”rios sĆ£o de responsabilidade exclusiva de seus autores e nĆ£o do Blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.NĆ£o publicamos comentĆ”rios anĆ“nimos. Coloque teu URL que divulgamos

Os comentĆ”rios sĆ£o de responsabilidade exclusiva de seus autores e nĆ£o do Blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.NĆ£o publicamos comentĆ”rios anĆ“nimos. Coloque teu URL que divulgamos

Postar um comentƔrio (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !