Dizem que quatro mães judias morreram e no céu conversavam, naturalmente sobre os filhos.A primeira dizia que não podia se queixar , pois o filho dela era um santo,e por isso por causa dele na terra só se falava de amor, paz, virtudes e bom sentimentos. Admirada ,uma delas pergunta:
--Seu filho é.........?
---Jesus Cristo. E inclinando-se para a frente em tom confidencial e com um gesto que indica tudo o que está em volta.O dono de tudo isto aqui.
----Mas não é do pai dele? pergunta a outra
__Bem....... é da família.
A outra começa dizendo que alegria, alegria mesmo dava o filho dela.Como ela se orgulhava disso.Na terra, por causa dele todo mundo só fala em justiça, em mudanças sociais, em solidariedade humana.O nome dele é Karl Marx.
____hmmm --- fazem as outras, apertando a boca, e a mãe diz relembrando o apelido de infância e suspirando,
___O Shunuga................
Vem a terceira e diz:
_____E o meu então. Um professor. Este sim é para qualquer mãe orgulhar.Inteligeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeentissimo.Um crânio. Por causa dele só se fala do universo, dos buracos negros, da relatividade das coisas.
------Quem é ele?
--___O beto.
____Que Beto?
____Einstein, o Albert.
____Ahhhhhhh!
Falta falar a quarta mãe e todas se dirigem para ela.Em sua humildade ela diz nem poder falar sobre o filho.
_____Fala! exclamam todas.
___Que filho, por causa dele o mundo todo, todos os humanos só falam nas mães e ela nem cabia no peito de tamanha emoção.Até elas ali gostavam quando se falavam nelas.Um doutor mesmo, com diploma e tudo.
E mãe de Freud fica sorrindo, deixando-se admirar pelas outras.
___Filho era aquele.